A Feroz Energia Sexual de Little Richard Ao Vivo. Paris, 1966

Richard Wayne Penniman (5 de dezembro de 1932 –9 de maio de 2020), conhecido como Little Richard, um dos grandes fundadores e, autodenominado “Arquiteto” do Rock&Roll, faleceu hoje vítima de câncer ósseo. Uma apresentação em Paris em 1966 mostra porque Little Richard era um grande artista que emanava vitalidade e energia.

A notícia de sua morte causou muitas reações em vários periódicos mundiais. Bob Stanley, no artigo “Little Richard: an ultra-sexual force of anti-nature” (Little Ricahrd: uma força ultra sexual da anti-natureza) publicado hoje no jornal britânico The Guardian, diz:
“A Paul McCartney ele deu dicas de como gritar no tom e pavimentou o caminho para muitos desde Otis Redding a Prince. Richard Penniman mostrou ao mundo como o rock’n’roll poderia ser um manifesto para a liberação pessoal”.

As palavras de Bob Stanley não poderiam ser mais verdadeiras em relação ao artista, à sua trajetória artística e ao seu estilo pessoal extravagante que desafiaram convenções. E esse vídeo de em uma apresentação sensacional em Paris em 1966, torna-se um bom exemplo da “ultra sexualidade” citada por Stanley em seu artigo.

 
 
Little Richard Ao Vivo. Paris, 1966. 


Algumas fontes afirmam que o local da apresentação foi no Olympia em novembro e outras dizem ter sido no Alhambra Theatre em 24 de setembro de 1966, ambos Paris, França, durante uma turnê na Europa. O fato é que pode ter havido apresentações em ambos teatros parisienses, mas pelo tamanho do local mostrado no vídeo, é bem mais provável que esta apresentação de Little Richard tenha ocorrido no Alhambra Theatre, um teatro bem menor do que o Olympia.

Para quem já assistiu algum vídeo clipe do artista na televisão estadunidense do mesmo período deste vídeo—comportadamente vestido, geralmente de terno e gravata—, notará a grande diferença do Little Richard apresentado pela TV francesa.

Desde o close-up de seu rosto suado até o momento em que a plateia fica boquiaberta quando o artista retira sua camisa, mesmo que esse momento não seja mostrado no vídeo mas que retorna a ele já com o peito desnudo provocando e brincando com o público—que delira—ao fazer-se de indeciso sobre em qual direção deve jogar a camisa. Finalmente ele lança a peça de roupa em direção ao fundo da plateia, onde ela é disputada pelos fãs, e retorna ao piano e ao microfone para terminar a canção 'Ready Teddy'.

O vídeo se torna fascinante por mostrar nitidamente a feroz energia sexual masculina instalada no palco e que se sobrepõe, sem anular, o determinado ar extravagantemente afeminado e sem culpa típico do artista, o mesmo ar afeminado que o levou a ser expulso de casa por seu pai aos 13 anos de idade. A câmera explora aquela energia ao também passear pelos rostos de alguns fãs presentes no teatro, onde, também em close-ups, mostra o deslumbre que Little Richard causava nos fãs franceses.

Hoje só podemos lamentar e sentir pela morte de um dos grandes ícones do Rock&Roll, Richard Wayne Penniman.

O show, foi gravado ao vivo e lançado em LP sob o título, “Little Richard–Live In Paris 1966”. 'Ready Teddy', composta por John Marascalco e Robert Blackwell, fez parte do repertório de Little Richard desde 1956.


Capa do disco, “Little Richard—Live in Paris, 1966”. 


c&p

Nenhum comentário:

Postar um comentário

('Trollagens' e comentários desrespeitosos e ofensivos não serão publicados):