Os Olhos de Alfred Hitchcock

Os olhos do personagem John ‘Scottie’ Ferguson, vivido pelo ator James Stwart, durante a cena de pesadelo no filme, de 1958, Vertigo (“Um Corpo que Cai”, no Brasil; e “A mulher que Viveu Duas Vezes”, em Portugal), de Alfred Hitchcock. (Foto: Reprodução/Internet)


Em menos de 2 minutos o cineasta Kogonada consegue captar a tensão dos filmes de Alfred Hitchcock, focando apenas nos olhos dos personagens.


O eletrizante vídeo Eyes of Hitchcock criado pelo cineasta coreano kogonada para a Criterion Collection, traz uma colagem de cenas poderosas dos filmes do diretor de alguns dos melhores suspenses de todos os tempos.


Neste vídeo de menos de 2 minutos, é totalmente possível sentir uma tensão no ar. Somente através de seus olhos dá para perceber como os ótimos atores passam a emoção de medo ou a sensação de que alguma merda louca vai rolar. Sem diálogos, seus olhos falam alto.




E que tal os olhos de Anthony Perkins? Talvez sejam os que falem mais alto em todo o vídeo.

A música, é claro, ajuda imensamente na construção de um grande clima de tensão. A composição Anything can happen, and usually does... On the Orient Express (Qualquer coisa pode acontecer, e normalmente acontece… No Expresso do Oriente”), é uma das faixas do disco do irlandês Rob Cawley lançado em abril deste ano, e chamado Motion Picture Soundtracks.

Depois de assistir este trabalho de Kogonada, dá uma vontade grande de assistir um dos filmes do mestre do suspense. E prestar atenção nos olhos.

c&p

Nenhum comentário:

Postar um comentário

('Trollagens' e comentários desrespeitosos e ofensivos não serão publicados):