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“Voando rumo às estrelas”, Fei dao xing xing qu (飞到星星去). Artista: Yang Furu (杨馥如), final dos anos 1950s. (Reprodução/Internet) |
Já havíamos escrito anteriormente sobre os pôsteres das
mulheres e os tratores da China comunista e sobre o
comunismo espacial da antiga União soviética. Voltamos agora com pôsteres de crianças chinesas passeando no espaço sideral.
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“Retornando da lua”, Yueqiu guilai (月球归来). Artista desconhecido (佚名), data desconhecida (1980s-1990s?). (Reprodução/Internet) |
Estes pôsteres de crianças no espaço podem ter servido como ilustrações para livros ou revistas infantis, o quê na verdade se torna em algo muito interessante simplesmente por não seguir a visão tradicional de propaganda nacionalista—aquela que mostra soldados marchando etc., ou seja, fora do contexto de defesa nacional e da educação baseada somente no ensino de ideologias nacionalistas.
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“Eu amo ciências”, Wo ai kexue (我爱科学). Artista: Gu Pan (顾盼), julho de 1979. (Reprodução/Internet) |
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“Busque novos conhecimentos, seja corajoso nacriação”, Zhuiqiu xinzhi yongyu chuangzao (追求新知勇于创造). Artista: Cheng Guoying (程国英), julho de 1986. (Reprodução/Internet) |
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Título,
autor e data desconhecidos. (Reprodução/Internet)
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Diferentemente dos outros tipos de pôsteres propaganda que apostavam tanto na educação e tecnologia enquanto objetivos para o progresso, estes pôsteres introduziram a figura da criança a estes temas usando uma linguagem lúdica para simbolizar o futuro. Assim, direcionados às crianças, estes pôsteres investem na dedicação aos estudos usando símbolos infantis, tais como coelhinhos, cachorrinhos, figuras místicas, e brinquedos—além de introduzir o computador—para o alcance do espaço.
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“Os céus aumentam os anos, o homem envelhece”, Tian zeng sui yue ren zeng shou (天增岁月人增寿). Artista: Chen Nailiang (陈乃亮), agosto de 1989. (Reprodução/Internet) |
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“Um jardim no espaço sideral”, Taikong huaguoyuan (太空花果园). Artista: Liu Chonglin (刘崇林), agosto de 1985. (Reprodução/Internet) |
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“Levando seus colegas às estrelas”, Ba xiao huoban songshang xingqiu (把小伙伴送上星球). Artista: Shi Shiming (史士明), junho de 1980. (Reprodução/Internet) |
Alguns destes pôsteres estão catalogados no site
Chinese Posters sob o tema
Programa Espacial Chinês, ao mesmo tempo em que também estão sob o tema
Gravuras de Ano Novo (e Bebês Parrudinhos). Na verdade, eles nasceram dentro do contexto histórico chinês conhecido como o “Grande Salto Adiante”, que cobriu o período de 1958 a 1961, muito embora os pôsteres seguiram adiante em tempo junto ao tema
espaço e tecnologia, tema fortemente unido ao advento da Guerra Fria e da Corrida Espacial entre União Soviética e Estados Unidos, e que ainda hoje sobrevive nos programas espaciais de várias nações.
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“Os pequenos hóspedes do Palácio da Lua”, Yuegong xiao keren (月宫小客人). Artista desconhecido (佚名), 1972 aprox. (Reprodução/Internet)
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Título, autor e data desconhecidos. (Reprodução/Internet) |
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“Perambulando pelo espaço em um foguete”, Zuo feichuan you taikong (坐飞船游太空). Artista: Zhang Ruiheng (张瑞恒), novembro de 1962. (Reprodução/Internet) |
“Como resultado da reconstrução econômica bem sucedida ocorrida no início de 1950 no âmbito do Primeiro Plano Quinquenal, a liderança do partido liderado por Mao Zedong considerou que as condições eram favoráveis para um Grande Salto Adiante (大跃进, Dayuejin) no início de 1958. O grande Salto não era apenas um projeto econômico arrojado. Este plano também teve a intenção de mostrar à União Soviética que a abordagem chinesa para o desenvolvimento econômico era mais vibrante e teria um maior sucesso do que o modelo soviético que até então era seguido cuidadosamente pela China”. (
Chinese Posters)
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“A juventude a bordo de um foguete sobre a Nova China”, China’s Youth No.1. Autor e data desconhecidos. (Reprodução/Internet)
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“Jovens exploradores”, Xiao tansuo jia (小探索家). Artista: Hu Jinri (胡金日), agosto de 1988. (Reprodução/Internet) |
De 2011 a 2012, a
Cotsen Children’s Library (Biblioteca Infantil Cotsen) da Princeton University montou a exibição
High over Asia: Politicization of the Sky (“Bem Alto Sobre a Ásia: A politização do Céu”). Tal mostra exibiu cartilhas, ilustrações de livros e de revistas, pôsteres e jogos de tabuleiro chineses e japoneses que transmitem “uma mudança na percepção do céu ao longo de um período de mais de um século”.
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“Estudando pela pátria”, Wei zuguo xuexi (为祖国学习). Artista: Li Kong'an (李孔安), abril de 1986. (Reprodução/Internet) |
Segundo o site da biblioteca, o material exibido cobria o período da metade do século 19 ao final do século 20. Neste período,
“O céu é transformado de espaço mítico a um território de tecnologia das forças aéreas e de ciência espacial, e em área de batalha da 2a. Guerra Mundial e da Guerra Fria, para depois retornar à representação da reunião harmoniosa entre ciência e imaginação. Deusas, paraquedistas, e a Corrida Espacial encontraram seus caminhos para fazerem parte da leitura, das brincadeiras, da formação identitária, e da socialização política infantil”.
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“Um visitante no espaço sideral”, Yu zhou xiao ke ren (宇宙小客人). Artista: Yang Furu, 1980. (Reprodução/Internet) |
Sobre a ilustração acima, o site Biblioteca Infantil Cotsen, diz:
“Um menino ligeiramente andrógino visita o espaço sideral usando uma mochila à jato. Seus grandes olhos, bochechas redondas roseadas, lábios vermelhos e seu torso parrudinho, lembram as representações tradicionais dos bebês tradicionalmente idealizados nas gravuras de comemoração do Ano Novo Chinês (年画, ou ‘nian hua’). Com o fim da Grande Revolução Cultural Proletária (1966-1976), as autoridades chinesas deixaram de designar a ‘luta de classes’ como prioridade nacional em 1980. As crianças foram encorajadas a dar duro nos estudos e contribuir para a modernização da agricultura, indústria, ciência e tecnologia, e defesa nacional. No fundo desta ilustração, naves espaciais carregando crianças triunfantes que viajam em órbitas planetárias, inspirariam os jovens espectadores a seguirem seus sonhos espaciais”.
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