Criancinhas nos Céus da China Comunista

“Voando rumo às estrelas”, Fei dao xing xing qu (飞到星星去).
Artista: Yang Furu (杨馥如), final dos anos 1950s.
(Reprodução/Internet)

Já havíamos escrito anteriormente sobre os pôsteres das mulheres e os tratores da China comunista e sobre o comunismo espacial da antiga União soviética. Voltamos agora com pôsteres de crianças chinesas passeando no espaço sideral.


“Retornando da lua”, Yueqiu guilai (月球归来). Artista desconhecido (佚名), data desconhecida (1980s-1990s?).
(Reprodução/Internet)

Estes pôsteres de crianças no espaço podem ter servido como ilustrações para livros ou revistas infantis, o quê na verdade se torna em algo muito interessante simplesmente por não seguir a visão tradicional de propaganda nacionalista—aquela que mostra soldados marchando etc., ou seja, fora do contexto de defesa nacional e da educação baseada somente no ensino de ideologias nacionalistas.

“Eu amo ciências”, Wo ai kexue (我爱科学). Artista: Gu Pan (顾盼), julho de 1979.
(Reprodução/Internet)

“Busque novos conhecimentos, seja corajoso nacriação”, Zhuiqiu xinzhi yongyu chuangzao (追求新知勇于创造). Artista: Cheng Guoying (程国英), julho de 1986.
(Reprodução/Internet)


Título, autor e data desconhecidos. (Reprodução/Internet)


Diferentemente dos outros tipos de pôsteres propaganda que apostavam tanto na educação e tecnologia enquanto objetivos para o progresso, estes pôsteres introduziram a figura da criança a estes temas usando uma linguagem lúdica para simbolizar o futuro. Assim, direcionados às crianças, estes pôsteres investem na dedicação aos estudos usando símbolos infantis, tais como coelhinhos, cachorrinhos, figuras místicas, e brinquedos—além de introduzir o computador—para o alcance do espaço.


“Os céus aumentam os anos, o homem envelhece”, Tian zeng sui yue ren zeng shou (天增岁月人增寿). Artista: Chen Nailiang (陈乃亮), agosto de 1989.
(Reprodução/Internet)

“Um jardim no espaço sideral”, Taikong huaguoyuan (太空花果园). Artista: Liu Chonglin (刘崇林), agosto de 1985.
(Reprodução/Internet)

“Levando seus colegas às estrelas”, Ba xiao huoban songshang xingqiu (把小伙伴送上星球). Artista: Shi Shiming (史士明), junho de 1980.
(Reprodução/Internet)

Alguns destes pôsteres estão catalogados no site Chinese Posters sob o tema Programa Espacial Chinês, ao mesmo tempo em que também estão sob o tema Gravuras de Ano Novo (e Bebês Parrudinhos). Na verdade, eles nasceram dentro do contexto histórico chinês conhecido como o “Grande Salto Adiante”, que cobriu o período de 1958 a 1961, muito embora os pôsteres seguiram adiante em tempo junto ao tema espaço e tecnologia, tema fortemente unido ao advento da Guerra Fria e da Corrida Espacial entre União Soviética e Estados Unidos, e que ainda hoje sobrevive nos programas espaciais de várias nações.

“Os pequenos hóspedes do Palácio da Lua”, Yuegong xiao keren (月宫小客人). Artista desconhecido (佚名), 1972 aprox.
(Reprodução/Internet)


Título, autor e data desconhecidos. (Reprodução/Internet)


“Perambulando pelo espaço em um foguete”,
Zuo feichuan you taikong (坐飞船游太空).
Artista: Zhang Ruiheng (张瑞恒), novembro de 1962.
(Reprodução/Internet)

“Como resultado da reconstrução econômica bem sucedida ocorrida no início de 1950 no âmbito do Primeiro Plano Quinquenal, a liderança do partido liderado por Mao Zedong considerou que as condições eram favoráveis ​​para um Grande Salto Adiante (大跃进, Dayuejin) no início de 1958. O grande Salto não era apenas um projeto econômico arrojado. Este plano também teve a intenção de mostrar à União Soviética que a abordagem chinesa para o desenvolvimento econômico era mais vibrante e teria um maior sucesso do que o modelo soviético que até então era seguido cuidadosamente pela China”. (Chinese Posters)


“A juventude a bordo de um foguete sobre a Nova China”, China’s Youth No.1.
Autor e data desconhecidos.
(Reprodução/Internet)

“Jovens exploradores”, Xiao tansuo jia (小探索家). Artista: Hu Jinri (胡金日), agosto de 1988.
(Reprodução/Internet)

De 2011 a 2012, a Cotsen Children’s Library (Biblioteca Infantil Cotsen) da Princeton University montou a exibição High over Asia: Politicization of the Sky (“Bem Alto Sobre a Ásia: A politização do Céu”). Tal mostra exibiu cartilhas, ilustrações de livros e de revistas, pôsteres e jogos de tabuleiro chineses e japoneses que transmitem “uma mudança na percepção do céu ao longo de um período de mais de um século”.

“Estudando pela pátria”, Wei zuguo xuexi (为祖国学习). Artista: Li Kong'an (李孔安), abril de 1986.
(Reprodução/Internet)

Segundo o site da biblioteca, o material exibido cobria o período da metade do século 19 ao final do século 20. Neste período,

“O céu é transformado de espaço mítico a um território de tecnologia das forças aéreas e de ciência espacial, e em área de batalha da 2a. Guerra Mundial e da Guerra Fria, para depois retornar à representação da reunião harmoniosa entre ciência e imaginação. Deusas, paraquedistas, e a Corrida Espacial encontraram seus caminhos para fazerem parte da leitura, das brincadeiras, da formação identitária, e da socialização política infantil”.

“Um visitante no espaço sideral”, Yu zhou xiao ke ren (宇宙小客人).
Artista: Yang Furu, 1980. (Reprodução/Internet)

Sobre a ilustração acima, o site Biblioteca Infantil Cotsen, diz:

“Um menino ligeiramente andrógino visita o espaço sideral usando uma mochila à jato. Seus grandes olhos, bochechas redondas roseadas, lábios vermelhos e seu torso parrudinho, lembram as representações tradicionais dos bebês tradicionalmente idealizados nas gravuras de comemoração do Ano Novo Chinês (年画, ou ‘nian hua’). Com o fim da Grande Revolução Cultural Proletária (1966-1976), as autoridades chinesas deixaram de designar a ‘luta de classes’ como prioridade nacional em 1980. As crianças foram encorajadas a dar duro nos estudos e contribuir para a modernização da agricultura, indústria, ciência e tecnologia, e defesa nacional. No fundo desta ilustração, naves espaciais carregando crianças triunfantes que viajam em órbitas planetárias, inspirariam os jovens espectadores a seguirem seus sonhos espaciais”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

('Trollagens' e comentários desrespeitosos e ofensivos não serão publicados):