Esta Terra É Minha (2012)—Animação dos Conflitos Na Terra Santa



Estas últimas semanas foram semanas tristes e angustiantes para palestinos e israelenses—e, também para o mundo. Estas últimas semanas foram semanas tristes e que chocaram o mundo com as cenas dos pequenos corpos de crianças mortas por bombardeios.

Várias e várias gerações já testemunharam este longo conflito que parece não ter fim. É o que Nina Paley tentou mostrar com o seu vídeo animação This Land is Mine (“Esta Terra é Minha”) (2012), descrito pela artista como “uma curta história da terra assim chamada Israel/Palestina/Canaã/Levante…”


This Land Is Mine from Nina Paley on Vimeo.


A visão de Nina Paley dos conflitos históricos naquela região é ilustrada satiricamente pelo uso da canção Exodus (This Land Is Mine), “Êxodo (“Esta Terra é Minha”), que foi tema do longa metragem “Exodus” de 1960, drama épico/sionista dirigido por Otto Preminger. A canção é de autoria de Ernst Gold (música) e de Pat Boone (letra).

Letra da canção “Exodus (this Land Is Mine)”

This land is mine / Esta terra é minha
God gave this land to me / Deus me deu esta terra
This brave and ancient land to me / Esta terra valente e antiga para mim
And when the morning sun / E quando o sol da manhã
Reveals her hills and plains / Revela seus montes e planícies
Then I see a land / Então vejo uma terra
Where children can run free / Onde crianças podem correr livremente
So take my hand / Então pegue minha mão
And walk this land with me / E caminhe comigo nesta terra
And walk this lovely land with me / E caminhe comigo nesta adorável terra
Tho' I am just a man / Embora eu apenas seja um homem
When you are by my side / Quando você está ao meu lado
With the help of God / Com a ajuda de Deus
I know I can be strong / Sei que posso ser forte
So take my hand / Então pegue a minha mão
And walk this land with me / E caminhe nesta terra comigo
And walk this golden land with me / E caminhe nesta terra dourada comigo
Tho' I am just a man / Embora eu apenas seja um homem
When you are by my side / Quando você está ao meu lado
With the help of God / Com a ajuda de Deus
I know I can be strong / Eu sei que posso ser forte
To make this land our home / Para tornar esta terra em nosso lar
If I must fight / Se eu precisar lutar
I'll fight to make this land our own / Lutarei para fazer desta terra a nossa terra
Until I die this land is mine!Até eu morrer, esta terra é minha!


Quem é quem: Um Guia dos Personagens.
(Texto e ilustrações de Nina Paley).


Homem Primitivo. Este “homem da caverna” genérico representa os primeiros moradores, ou colonos, em Israel/Canaã/Levante. Seja lá quem tenham sido eles.

Cananeu. Como eram os antigos cananeus? Eu não sei, então este desenho é baseado em uma antiga ilustração sumeriana.

Egípcio. Canaã se localizava entre dois grandes impérios. O Egito controlou Canaã algumas vezes, e…

Assírio. …a Assíria controlou Canaã em outras vezes.

Israelita. Os “Filhos de Israel” conquistaram a região, de acordo com os sangrentos e violentos registros do Velho Testamento.

Babilônio. Em seguida, os babilônios destruíram o templo dos israelitas levando os hebreus ao exílio.

Macedônio/Grego. E aí chega Alexandre, o Grande, conquistando tudo!

Grego/Macedônio. Tão logo Alexander conquistou tudo, seus generais se dividiram e lutaram entre si.

Ptolomaico. Descendentes gregos de Ptolomeu, um dos generais concorrentes de Alexandre, governaram o Egito vestidos de reis-deuses egípcios. (A famosa Cleópatra da mitologia ocidental e de Hollywood era ptolomaica.)

Selêucida. Outro legado greco-macedônio de Alexandre.

Sacerdote Hebreu. Esse cara não lutava, ele apenas administrava o Segundo Templo que foi restabelecido pelos hebreus em Jerusalém após o exílio babilônico.

Macabeu. Os Macabeus eram liderados por Judá “O Martelo” Macabeu, que lutou contra os selêucidas, salvou o Templo, e inventou o Channukah. Até que...

Romano. ...Os romanos destruíram o Segundo Templo e tornaram a região parte do Império Romano...

Bizantino. ...e a dividiu, formando os impérios oriental e ocidental. A parte oriental foi chamada de Império Bizantino. Eu não sei se os “romanos” lutaram contra os “bizantinos” (romanos orientais), mas isto é apenas um desenho animado.

Califa Árabe. Falando em desenho animado, qual era a aparência dos Califas Árabes? Esta é minha melhor suposição.

Cruzado. Depois dos cruzados saírem matando em nome de Jesus Cristo, eles estabeleceram Estados Cruzados, sobretudo o Reino de Jerusalém.

Mameluco do Egito. A Wikipedia diz, “Com o tempo, os mamelucos se tornaram uma poderosa casta militar em várias sociedades muçulmanas ... Em lugares como o Egito, da Dinastia Aiúbida até a era de Muhammad Ali do Egito, os mamelucos eram considerados os ‘verdadeiros senhores’, com um status social acima dos muçulmanos nascidos livres. “E, aparentemente, eles controlaram a Palestina por um tempo”.

Turco Otomano. Eu já mencionei que isto é um desenho animado? Provavelmente ninguém foi para a batalha vestido desta maneira. Mas os grandes turbantes, as ricas roupas e as joias pareciam estar em voga entre a elite turcas otomanas, de acordo com algumas pinturas que eu encontrei na Internet.

Árabe. Esta é uma generalização grosseira de um “árabe”genérico do século 19.

Britânico. Os britânicos formaram alianças com os árabes, e então ocuparam a Palestina. Este desenho é uma simplificação exagerada, e usa esta caricatura britânica como um tipo de ator substituto para os europeus em geral.

Palestino. Os britânicos ocuparam as terras destes caras, somente para deixá-las abertas ao vasto influxo de….

Judeu Europeu/Sionista. Sobreviventes desesperados e traumatizados dos pogroms europeus e dos campos de extermínio, os colonos sionistas judeus, estavam prontos para lutar até a morte por um lugar para chamar de lar, mas...

OLP/Hamas/Hezbollah. ...as pessoas que lá viviam também estavam dispostas a lutar pelos seus lares. Vários movimentos de resistência militarizadas surgiram em resposta a Israel: A Organização de Libertação da Palestina, o grupo Hamas e o Hezbollah.

Estado de Israel. Com o apoio dos países “Ocidentais”, especialmente dos EUA, Israel recebeu muitas armas e é o único Estado na região a ter armas nucleares sancionadas.

Guerrilheiro/Combatente da Liberdade/Terrorista. Às vezes as pessoas lutam com uniformes militares, às vezes não. Para aumentar os calafrios na área estão as armas nucleares ilícitas, possivelmente do Irã ou de outros lugares da região. Quem será o próximo?

E finalmente…

O Anjo da Morte. O verdadeiro herói do Antigo Testamento, e também de agora.

c&p

Fonte: Vimeo; Blog de Nina Paley; Films for Action.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

('Trollagens' e comentários desrespeitosos e ofensivos não serão publicados):