Garis 2014: Grandes Fotos da Greve dos Carnavais



“Após aumento de 37%, termina a greve de garis no Rio de Janeiro. O pagamento ainda inclui adicional de 40% por insalubridade”, Jornal da Chapada, 8 março 2014. Foto: Reprodução.

Após mais de um século de abolição do trabalho escravo, vemos os trabalhadores não-brancos da cidade maravilhosa serem tratados de forma não menos que perversa: ignorados pela sociedade, repudiados pelos políticos, e traídos pelo próprio sindicado— “Até tu, Brutus?!”, teria dito César, o gari. Mas eles continuaram lutando.


“GARIS EM GREVE - Milhares de garis do Rio de Janeiro entraram em greve por tempo indeterminado nesse sábado. O grupo não voltará a limpeza da cidade até terem suas reivindicações atendidas. 'A cidade vai ficar embaixo do lixo, é o que eles merecem' diz Vinicius, gari de Irajá que marcha pelo centro nesse momento acompanhado de forte presença policial. Rebaixada, Foto: Mídia Ninja.


Mesmo assim, o gigante dentro desta categoria professional não dormiu, e decidiu traçar uma brilhante estratégia ao estilo de do filme 300, onde os guerreiros espartanos, agora trajando vestes cor de abóbora, atacaram: encurralaram o prefeito, e eterno-garotão carioca Eduardo “Xerxes” Paes, no desfiladeiro formado pelas altas arquibancadas da Avenida Marquês de Sapucaí.

 “O prefeito do Rio recebeu apoio político de sindicalista que representa garis e que é contra a greve - Tesoureiro do sindicato dos garis é filiado a partido e apoiou campanha de Eduardo Paes”, Brasil Post, 8 de março 2014. Brazil Photo Press/CON via Getty Images.

“Reunião entre garis e Comlurb termina sem acordo”, Jornal do Brasil, 5 de março 2014() Foto: Douglas Shineidr/Jornal do Brasil.

“FACA NA VASSOURA: Demissões em massa criminalizam greve dos Garis no Rio! Trabalhadores da COMLURB (Compania Municipal de Limpeza Publica) recebem comunicado de demissão por justa causa nessa tarde de terça-feira, no Rio de Janeiro”, Mídia Ninja Facebook 4 de março 2014. Foto: Mídia Ninja

“Reunião entre garis e Comlurb termina sem acordo”, Jornal do Brasil, 5 de março 2014. Foto: Douglas Shineidr/Jornal do Brasil.

“UNIDOS DOS GARIS é a CAMPEÃ do CARNAVAL DE RUA 2014!”. Mídia Ninja Facebook, 9 de março 2014. Foto: Mídia Ninja.

Depois de 8 dias, os Garis venceram a batalha mais dura de sua história, e assim, se fez história. Nunca seria possível imaginar que o profissional de limpeza pública, que segundo o jornalista-contorcionista-bucal Boris Casoy classificou um dia em rede nacional ser “o mais baixo da escala de trabalho”, fosse ter a audácia-da-Filombeta de reivindicar qualquer direito. O quê dirá durante o sagrado carnaval.


“Justiça do Trabalho declara ilegalidade da greve de garis no Rio”, EM.com, 1 de março de 2114. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

“Reunião entre garis e Comlurb termina sem acordo”, Jornal do Brasil 5 de março 2014. Foto: Douglas Shineidr/Jornal do Brasil.

“Posicionamento CUT-RJ sobre a greve dos garis-Entidade aponta a negociação como saída democrática para o conflito e repudia declarações do prefeito acusando de delinquentes e marginais os trabalhadores”. Site Maria Frô, 7 de março 2014. Foto: Conceiçao Oliveira, de 1 de março 2014, Mídia Ninja.

“Centenas de garis estão em greve no Rio de Janeiro e protestam neste momento; Garis protestam em frente à prefeitura do Rio de Janeiro - Policiais militares e integrantes do Batalhão de Choque acompanham a manifestação.” Correio Braziliense4 de março 2014. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil.


Depois de uma longa luta, a categoria professional mostrou que não é a “carne mais barata do mercado” de trabaho, e acabou fazendo o melhor carnaval de todos os tempos mostrando a elite do nosso país que a força está no povo que ela abomina e ignora.

“A passeata dos garis fechou a pista central da Avenida Presidente Vargas - Garis da Comlurb ameaçam entrar em greve no carnaval”. Jornal Extra, 25 de fevereiro de 2014. Foto: Ana Paula Viana.

“Reunião entre garis e Comlurb termina sem acordo”, Jornal do Brasil 5 de março 2014. Foto: Douglas Shineidr/Jornal do Brasil.

Garis em greve protestam em frente à prefeitura do Rio de Janeiro – , Folha Paulistana3 de março 2014. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil.

“Reunião entre garis e Comlurb termina sem acordo”, Jornal do Brasil, 5 de março 2014. Foto: Douglas Shineidr/Jornal do Brasil.

“Reunião entre garis e Comlurb termina sem acordo”, Jornal do Brasil, 5 de março 2014. Foto: Douglas Shineidr/Jornal do Brasil.

“GARIS NINJAS! A greve dos Garis cariocas completa uma semana de mobilização com a maior manifestação desde o começo da resistência. Milhares de trabalhadores ocuparam as ruas da capital, contagiando a população e colorindo de laranja o centro cinzento do Rio de Janeiro”, Midia Ninja Facebook, 8 de março de 2014. Fotos: Mídia NINJA

“Reunião entre garis e Comlurb termina sem acordo”, Jornal do Brasil, 5 de março 2014. Foto: Douglas Shineidr/Jornal do Brasil.

“E VEM MAIS POR AÍ! Eles enfrentaram: um sindicato pelego, um prefeito truculento, uma das polícias que mais mata no mundo, o maior império de comunicação da América do Sul (que hoje dedicou três páginas inteiras de seu jornal a desqualificar a greve e puxar saco do prefeito) e as tradicionais milícias governistas, que disseminaram mentiras de todo tipo, como a de que a greve era ação de uma minoria de 300 pessoas. E venceram! Obrigado, garis do Rio de Janeiro, por ensinar de novo o mapa da luta! Pelegos em todo o Brasil estão, neste momento, tremendo, porque sabem a enormidade do precedente que se abriu nesta semana”. Mídia Ninja Facebook, 8 de março 2014. Foto: Mídia Ninja.

“VITÓRIA DOS GARIS - Trabalhadores se penduram em cima da Kombi que acompanhava o movimento e que serviu de palco durante as Assembleias dos Garis”. Mídia Ninja, Facebook 9 de março 2014 Foto: Mídia NINJA.

“Reunião entre garis e Comlurb termina sem acordo”, Jornal do Brasil, 5 de março 2014. Foto: Douglas Shineidr/Jornal do Brasil.

“TEMPO DE VITÓRIAS PÚBLICAS - Coube aos garis do Rio uma vitória histórica que aponta novos caminhos e muda o rumo da luta dos trabalhadores e do povo pobre do Brasil”. Mídia Ninja Facebook, 8 de marco de 2014. Foto: Mídia NINJA.

“Reunião entre garis e Comlurb termina sem acordo”, Jornal do Brasil, 5 de março 2014. Foto: Douglas Shineidr/Jornal do Brasil.

“Reunião entre garis e Comlurb termina sem acordo”, Jornal do Brasil, 5 de março 2014. Foto: Douglas Shineidr/Jornal do Brasil.

“Garis fizeram protesto pela manhã - Após 8 dias de paralisação, termina greve dos garis no Rio Paralisação começou no dia 1º; limpeza deve durar 3 dias, diz secretário. Prefeitura aceitou contraproposta de garis de R$ 1,1 mil, aumento de 37%.”. Portal G1, 8 de março de 2014. Foto: Felipe Hanower/Agência O Globo.

“A LEI DOS GARIS - A marcha dos garis desse sábado segue pelas ruas do centro do Rio de Janeiro conquistando simpatizantes por onde passa”. Mídia Ninja Facebook, 8 de março 2014, Foto: Mídia Ninja.

“Reunião entre garis e Comlurb termina sem acordo”, Jornal do Brasil, 5 de março 2014. Foto: Douglas Shineidr/Jornal do Brasil.

“VITÓRIA DOS GARIS - Concentração do ato dos Garis na manhã de Sábado reúne centenas de trabalhares e trabalhadoras. O ato aconteceu no dia da Mulher, com a presença de feministas e movimentos de diversidade”. Mídia Ninja Facebook, 8 de março 2014. Foto: Mídia NINJA.

“VITÓRIA DOS GARIS - Trabalhadores se emocionam após informe das novas negociações com a prefeitura. A mobilização de 8 dias conquistou um aumento salarial de 36% em greve histórica no Rio de Janeiro”. Mídia Ninja Facebook, 9 de março 2014. Foto: Mídia Ninja.


“VITÓRIA DOS GARIS - Garis marcham com irreverência pelas Ruas do centro do Rio de Janeiro. O movimento criou diversos sambas e letras de música para conscientizar a população das condições de vida dos garis”. Midia Ninja Facebook, 9 de março 2014, Foto: Mídia Ninja.


“A cidade do Rio ficou cheia de lixo durante o Carnaval, devido à greve dos garis, para apreensão de Eduardo Paes - Paes diz que greve parcial da Comlurb teve motivações políticas. O prefeito disse que há grupos interessados em privatizar a limpeza urbana no Rio”. R7 Notícias, 8 de março 2014 Foto: Fernando Souza/Agência O Dia.

“GARI EM DEBATE - A manifestação dos Garis no Rio de Janeiro realiza uma Assembleia nesse momento em frente a Camara dos Vereadores, no centro da cidade. Um novo ato foi marcado para amanhã, sábado, as 10h na Central do Brasil”. Rebaixada, 7 de março 2014. Foto: Mídia Ninja.



c&p








2 comentários:

  1. Manda o Boris Casoy (que de acordo com um vídeo do Kajuru, não passa de um pedófilo) fazer greve para ver se vão sentir falta dele e de seus colegas de profissão como a greve dos garis fizeram falta a população.

    ResponderExcluir

('Trollagens' e comentários desrespeitosos e ofensivos não serão publicados):