Perdidos no Espaço: O Gênero Robinsoniano no Espaço É Pura Nostalgia


"Perdidos no Espaço" (Lost in Space) foi um seriado de Ficção Científica produzido nos Estados Unidos pela 20th Century Fox entre 1965 e 1968. Além dos encontros com seres e monstros extraterrestres, e dos efeitos especiais primitivos, dos cenários exóticos, um ponto fascinante dos episódios foram os uniformes futuristas, já no estilo Jornada nas Estrelas, Star-Trek.

Os Robinsons fazendo Experiências Espaciais

A primeira aparição da família Robinson foi em livro de quadrinhos da editora Gold Key Comics, em 1962, data de estréia da editora. O livro de título A Família Robinson do Espaço (Space Family Robinson), deu origem ao seriado que estreou 3 anos depois.

Perdidos No Espaço,criado e produzido por Irwin Allense passa no ano de 1997 quando o Planeta Terra está super populado. Assim, a família Robinson é enviada, a bordo da nave Júpiter 2, ao 3o. planeta do sistema solar Alpha Centauro em uma missão de colonização. Mas seguindo a paranóica Guerra Fria, um cientista espião tenta sabotar a missão mas por ser um ser atrapalhado ele fica preso na nave. Com mais um passageiro a bordo, cria-se um peso extra e a nave se desastabiliza, fazendo com que todos ficassem... Perdidos No Espaço.

A Espaçonave Júpiter 2
Esse cientista espião se torna o personagem central das tramas, mesmo que o conceito da série fosse, teoricamente, centrado na família. O nome deste personagem: Doutor Smith. Considerando a moral e bons costumes da época, a série inovou ao apresentar o personagem mais gay de toda a galáxia.

Doutor Smith era atrapalhado, maldoso, egoísta e incompetente e se torna o bufão do espaço. Ele fornecia as doses de comédia presentes nos episódios. Na verdade, Smith era apresentado como um adulto meio infantil em seu comportamento.
  

Dr. Zachary Smith, interpretado pelo ator Jonathan Harris que se tornou um dos rostos mais famosos da TV naquela época.

A série também apresentava uma certa rivalidade entre o Dr. Smith e o Major West. Eram o contraste um do outro, já que West representava a virilidade masculina e contava com uma grande credibilidade junto ao seu sogro, o Dr. Robinson, outro protótipo do másculo e bom cowboy do espaço..

Dr. Smith, Major West, e o Dr. Robinson

Os episódios então, giram ao redor do tema “retornar” à Terra ou “continuar” a missão. Enquanto a família Robinson decide ir em frente com a missão de colonização, o Doutor Smith só deseja retornar ao Planeta Terra e para isso consegue colocar todo o grupo em inúmeras tramas perigosas envolvendo estranhos seres espaciais.

Vitina Marcus como a "Dama Verde"

Penny Robinson (Angela Cartwright)
e uma alienígena prateada

Dr. Smith sendo enforcado por
um monstro espacial

O caçula da família, Will Robinson é um outro personagem que está quase sempre no centro das tramas. Isso se dava pelo simples fato do menino sempre ficar sob a guarda do Dr. Smith durante mini explorações dos terrenos alienígenas. Will e o Robot acabavam acompanhado Smith, e sempre se davam mal com as péssimas decisões tomadas pelo adulto com atitudes de criança.

O caçula da família Robinson ainda virou parte da célebre frase dita quase sempre pelo Robot durante esses passeios com o Dr. Smith: "Perigo, Will Robinson!"

Will Robinson
O Robot, Will e Dr. Smith.

O seriado faz parte do gênero Robinsoniano, ou seja, é uma das releituras do clássico livro de 1719, "Robinson Crusoé" do Inglês Daniel Defoe. Perdidos No Espaço, no entanto, é uma adaptação da "Família Crusoé Suíça", também náufraga em uma ilha tropical, criada no final do século 18 pelo pastor Johann David Wyss para os seus filhos (carregadas de lições de moral da família cristã), e foi adaptada e reescrita por vários autores até o século 19. Tanto "Robinson Crusoé" e "A Família Robinson Suíça" tiveram suas adaptações para o cinema e para a televisão.

Os Robinsons e Dr. Smith

A composição da família Robinson:
Os cientistas Dr. John Robinson (interpretado por Guy Williams) e Dra. Maureen Robinson (June Lockhart); o oficial militar da missão Major Don West (Mark Goddard) casado com Judy Robinson (Marta Kristen), a filha mais velha do casal Robinson; Penny Robinson: (Angela Cartwright), a segunda filha do casal; Will Robinson (Billy Mumy), o caçula da família; o mais incompetente cientista/espião infiltrado, o Dr. Zachary Smith (Jonathan Harris), e o famoso Robô, extremamente eficiente em alertar “perigo, perigo” sempre um pouco tarde demais.

Dr. Smith e seu companheiro de aventuras, o Robô
Perdidos No Espaço sempre terá um lugar importante na memória e na história da TV fantasiosa de aventuras espaciais.




c&p







2 comentários:

  1. Adoro! Principalmente quando aparecem apetrechos inusitados, tais como malas, bule, xícaras, situações que mais parecem um acampamento no espaço!!!!!

    ResponderExcluir

('Trollagens' e comentários desrespeitosos e ofensivos não serão publicados):