Quando a “Mulher Biônica” Cantou a Canção do Maurício Alberto

Jamie Sommers interpretando a canção ‘Feelings’ no episódio ‘Bionic Beauty’ da série dos anos 70 “A Mulher Biônica”, estrelada por Lindsay Wagner. (Foto: Reprodução/internet)

No episódio Bionic Beauty (“Beleza Biônica”) de 1976, da super série de TV “A Mulher Biônica”, a personagem Jamie Sommers interpretou a canção Feelings (“Sentimentos”) do paulista Maurício Alberto Kaisermann, mundialmente conhecido como Morris Albert.

Lançada em 1974, Feelings foi regravada por vários artistas em diferentes línguas alcançando as paradas musicais do mundo inteiro, e em 1975 alcançou o número 45 na lista das “100 mais quentes” dos EUA da revista Billboard na voz do seu compositor, Morris Albert.

Após ter sido tocada milhares e milhares de vezes no rádio, TV, festas etc., Feelings conseguiu encher o saco de muita gente nos anos 70. Nem mesmo os seriados de TV conseguiram escapar daquele grande sucesso.

Mesmo sem possuir um vozeirão, a atriz Lindsay Wagner na pele de Jamie Sommers, conseguiu levar a música do brasileiro. O vídeo-montagem abaixo foi postado no Youtube como uma homenagem ao romance dos personagens biônicos Jamie e Steve Austin, capturando a essência da cena daquele episódio, já que quando a biônica entra no palco ela dedica a canção a alguém (Steve) com a qual ela cresceu esperando que aquela pessoa (Steve) estivesse assistindo sua apresentação.



Bionic Woman, ou “A Mulher Biônica”, foi ao ar de 1976 a 1978 pelo canal ABC nos Estados Unidos, e pela Rede Globo e TV Bandeirantes no Brasil. Esta nasceu como uma série-filhote da série “O Homem de Seis Milhões de Dólares”, na qual o astronauta Steve Austin (vivido pelo ator Lee Majors) sofre um acidente e teve suas pernas, um braço, e um olho reconstruídos com peças eletrônicas, que custaram—adivinha!—6 milhões de dólares. Com força, velocidade e visão super humanas, Steve torna-se um agente secreto do governo dos EUA.

Jamie Sommers aparece pela primeira vez em um episódio de “O Homem de 6 Milhões” de 1975 como a namorada de Steve dos tempos de escola. Visitando sua cidade natal, Steve reencontra Jamie e os dois voltam a se apaixonar e vão curtir um salto livre. O paraquedas de Jamie não abre e ela tem suas pernas e um braço esmagados; lesa o cérebro e perde a audição de um ouvido. A pedido de Steve, Jamie também é ‘bionificada’, mas após os transplantes ela morre. A resposta do público à trágica morte de Jamie fez com que os produtores lançassem uma série só dela no ano seguinte onde ela é ressuscitada, recalibrada e pronta pra briga.

Bionic Beauty foi o sétimo episódio da primeira temporada da “Mulher Biônica”. Naquele episódio, Jamie Sommers se infiltra no concurso de Miss EUA como Miss Califórnia em busca de um microchip que seria contrabandeado para fora do país pela vencedora do concurso. E é no show de talentos daquele concurso de beleza que Jamie canta a canção do Morris. 

Há também uma versão remixada da interpretação de Lindsay que torna a música mais interessante.



Jamie (ou Jaime) Sommers foi vivida pela atriz californiana Lindsay Wagner, ex-modelo que virou atriz para depois tornar-se um dos rostos mais conhecidos da TV estadunidense nos anos de 1970 e 1980. A carreira de Lindsay sobreviveu a década seguinte e ela atua até hoje. Recentemente ela fez participação especial na série “Warehouse 13” (“Armazém 13”) (2009-2014) do canal SciFi, onde interpretou a Dra. Vanessa Calder em 6 episódios em diferentes temporadas.

Muito embora tenha estrelado em inúmeros filmes para a televisão, Lindsay Wagner é até hoje lembrada como Jamie Sommers, a Mulher Biônica. Hoje, sessentona, Lindsay continua linda.

Já a canção Feelings se tornou um grande sucesso no Brasil na voz de seu compositor Morris Albert, após fazer parte da trilha sonora da novela “A Corrida do Ouro” (1974-1975) da Rede Globo. (Clique aqui para ouvir a versão de Morris.) A música foi regravada por grandes nomes da música, como Julio Iglesias, Barbara Streisand, Shirley Bassey, Andy Williams, Ella Fitzgerald, Nina Simone, Richard Clayderman, entre outros.

Na época Morris Albert se tornou um tipo de Rei do pop romântico, e a canção pode ser classificada como um clássico máximo do Brega Pop Internacional dos anos 70.

Parece que por exigência da gravadora Copacabana Beverly Discos, Maurício Alberto Kaisermann foi “compelido” a usar o nome artístico Morris Albert. Na página de Morris na Wikipédia há a informação de que ele estaria residindo na Itália.

Interessantemente, a mesma página da Wikipédia também informa:

Em 22 de dezembro de 1988, a música ‘Feelings’ foi oficialmente declarada pela Suprema Corte da Califórnia nos EUA como plágio da música de 1956 ‘Pour Toi’ composta pelo francês Loulou Gasté para a cantora Line Renaud.

A semelhança entre as duas composições é BEM grande—dê uma checada clicando aqui para ouvir e ver Line Renaud cantando Pour Toi.

c&p

Fonte: TV Tropes; Retro TV; InfanTv; International Movie Database—IMDb; Bionic Wiki.

4 comentários:

  1. não sabia desse lado Cantora da Lindsay! gostei de conhecer o Culti! tenham vida longa e muito Sucesso pra voçês!!! Marcos Punch.

    ResponderExcluir
  2. Imagine, lembro desse episódio. O seriado da Mulher Biônica passava na Rede Globo a tarde, chamava-se "Sessão Aventura", nesse episódio em especial Jamie Sommers se infiltrou no concurso como Miss Califórnia e a sua rival que estava cooperando com criminosos era Miss Flórida. Jamie entrou no palco e cantou feelings para cumprir a prova de talento do concurso. Bons tempos aqueles !

    ResponderExcluir

('Trollagens' e comentários desrespeitosos e ofensivos não serão publicados):