Rudolph Valentino—Como Era A Voz do Símbolo Sexual do Cinema Mudo?

Rudolph Valentino. Imagem: Reprodução/Internet

Rudolph Valentino, o símbolo sexual masculino do cinema mudo morreu em 1926 sem nunca ter atuado em um filme falado. Ironicamente, um ano após a sua morte, surge o cinema falado com todo o seu apogeu e glória. Isto levou muitos a imaginar como teria sido a voz de Valentino.

A tecnologia de sincronização de som e imagem já havia sido testada desde 1900, mas até 1926 ela foi usada somente em poucos filmes de curta duração e usavam somente músicas e efeitos sonoros. No ano da morte de Rudolph Valentino, 1926, a Warner Brothers e a companhia Western Electric introduziram uma nova tecnologia de som em disco, onde o som era gravado em um disco de cera e depois sincronizado com o projetor de filmes. No mesmo ano a Warner lançou o filme Dom Juan (estrelado por John Barrymore e Mary Astor) com música e efeitos pré-gravados. O filme foi um sucesso, mas os estúdios se fecharam à nova tecnologia pela equivocada ideia de acharem que o filme falado não seria capaz de substituir o cinema mudo.

Em 1927, contudo, um ano após a morte de Valentino, o filme The Jazz Singer (O Cantor de Jazz) foi lançado como o primeiro filme originalmente falado, incluindo os diálogos, mudando para sempre a maneira de se fazer cinema. Mas os filmes falados tiveram um efeito devastador em inúmeras carreiras cinematográficas, pois os estúdios temiam que o público não aceitasse as vozes de algumas estrelas já conhecidas. Então, como teria sido a carreira de Rudolph Valentino após a introdução do filme falado?

Rudolph Valentino. Imagem: Reprodução/Internet
Ninguém pode ter certeza do que poderia ter acontecido a Valentino com o advento do cinema falado, como diz um artigo de Gilbert King para a Smithsoniam Mag, “Ninguém sabe se a voz de Valentino teria matado sua carreira nos filmes falados, e este foi assunto de inúmeros debates. Alguns disseram que seu sotaque era muito forte, outros que o conheciam muito bem diziam que sua voz forte, um rouco barítono, o teria ajudado a alcançar uma fama bem maior”.

No entanto a voz do astro do cinema mudo não foi perdida, como reporta Meg Boeni para o site Mental_Floss:

“Valentino gravou duas canções nos estúdios New York Brunswick Studios em maio de 1923. Kashmiri e El Relicario foram gravadas usando o processo acústico, como a voz do ator amplificada através de uma corneta de latão parecida àquelas usadas nos megafones. Esta tecnologia pré-microfone resulta em uma qualidade estridente tornando difícil determinar como a voz natural falada de Valentino realmente seria, mas o seu suave sotaque italiano e sua interpretação cheia de emoção fazem com que as duas gravações valham a pena serem ouvidas”.


El Relicario (1923)
 

Kashmiri Song (1923)


Quem foi Rudolph Valentino

Filho de mãe francesa e pai italiano, Rudolph Valentino nasceu (1895) e cresceu na Itália e foi batizado de Rodolfo Alfonzo Raffaello Pierre Filibert Guglielmi di Valentina d'Antonguolla. Ele imigrou para os Estados Unidos e chegou em Nova York em 1913 sozinho aos 18 anos de idade. Nesta cidade ele chegou a morar nas ruas e a dormir no Central Park, onde trabalhou como jardineiro. Ele conseguiu emprego como Taxi Dancer (Dançarino Taxi), alguém que dançava com várias mulheres ricas durante a noite pelo preço de 10 centavos por dança. Alguns autores sugerem que nesta época ele também presou “favores sexuais” para homens e mulheres, e se envolveu em alguns pequenos crimes, dos quais ele foi exonerado.


Por ser bonito e bom dançarino, ele logo começou a se apresentar para alta sociedade. Mas após se envolver com uma dama da elite novaiorquina, esta pede o divórcio do marido, o quê leva Rudolph a testemunhar em defesa da dama, levando o marido traído a conseguir uma prisão para Rudolph por alguns dias, por pura vingança. A tal dama da elite mata o ex-marido durante uma batalha pela custódia do filho, e Rudolph se pira de Nova York.

Existem várias estórias sobre como ele chegou até Hollywood. Uma delas diz que chegando em Los Angeles ele consegue papéis em filmes B, emprego como como taxi dancer atendendo mulheres ricas, e como auxiliar de garçon em restaurantes. Há rumores de que ele costumava chegar aos testes cinematográficos conduzido em carrões, emprestados pelas mulheres com quem ele “dançava”.


Rudolph carregava a aura e a aparência do homem belo, sedutor, e exótico, um tipo que comumente usado para papéis de ladões e vilões dos filmes. Mas após ser visto em um pequeno papel, ele foi escalado para o filme Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse, no qual o desconhecido Valentino interpretou o personagem Julio, um “amante latino”, as coisas mudaram.

O filme foi um grande sucesso e lançou Rudolph Valentino ao estrelato, e seu nome nunca mais se separou da imagem do sedutor amante latino. Em 1921, o ator estrelou no filme O Sheik, filme que se tornou um fenômeno cultural, e que ficou para sempre associado ao nome Rudolph Valentino.


O ator esteve envolvido em mil escândalos e confusões matrimoniais, e em Hollywood chegou a ser acusado de bigamia. Desentendimentos com as produtoras o levaram ao tribunal, e um processo acabou por lhe impedir de trabalhar em filmes. Durante o tempo fora das telas ele escreveu o livro de poesias Day Dreams, deu entrevistas e acabou promovendo um produto de beleza, Minervala Beauty Clay, através de uma turnê de dança, que se tornou um grande sucesso na Europa. Quando ele retorna aos Estados Unidos, ele volta aos estúdios cinematográficos.

Em 1924, Rudolph Valentino retornou de uma viagem à Europa exibindo o bigode que deixou crescer para um projeto de filme que nunca se materializou, “The Hooded Falcon”. Uma multidão de mulheres esperavam no pier por seu ídolo e pensaram que Valentino estivesse usando um disfarce para se esquivar delas. As fãs gritaram em protesto pedindo para que ele tirasse o bigode, e ele respondeu, “Não posso, ele cresceu naturalmente”. Nitrate Diva

Após mais escândalos e tumultos matrimoniais, brigas com jornalistas que questionaram sua sexualidade, acusações de que sua sua imagem de sheik teria o efeito de “homosexualizar” os jovens, romances múltiplos, filmes de sucesso, a morte de sua mãe, e amores interrompidos, Rudolph acaba sofrendo sérios problemas de úlceras. E após uma operação em um hospital em Nova York, seus pulmões encheram-se de líquido e uma infecção o matou no dia 23 de agosto de 1926. Valentino tinha 31 anos de idade, e muito embora muitas celebridades já haviam morrido antes dele, a reação do público foi mais do que intensa.

Uma grande histeria seguiu sua morte. Os tabloides da época lançaram rumores sobre sua morte dizendo que ele foi morto por um marido ciumento. Por décadas, uma mulher vestida de negro e com o rosto coberto por um véu teria sido vista todos os anos colocando 12 rosas vermelhas e uma branca no túmulo de Valentino, até que descobriram que aquele ritual não era nada mais nada menos do que um golpe publicitário. Mas isto não impediu que outras mulheres seguissem tal ritual das rosas no túmulo do astro, por anos. E no mesmo ano de sua morte, 1926, o filme O Filho do Sheik teve um lançamento post-mortem ao grande público.


Rudolph Valentino. Imagem: Reprodução/Internet

Após sua morte, a imagem de Valentino permaneceu ligada ao Sheik, título que também se tornou um de seus apelidos, dentre os outros dois: o Grande Amante, e o Amante Latino.

Rudolph Valentino é conhecido pelo seu talento e também pelo amor que ele dedicou à arte cinematográfica. O ator lutou para ter controle artístico e criativo de seus filmes, assim como também elogiava aqueles que demostrassem tal paixão. Valentino valorizava tanto o cinema que ele mesmo iniciou a tradição de premiações em Hollywood alguns anos antes da premiação do Oscar ser criada.

A primeira e única The Rudolph Valentino Medal (A Medalha Rudolph Valentino) foi dada pelo próprio Valentino ao ator John Barrymore—avô da atriz Drew Barrymore—pelo filme Beau Brummell de 1924.

é por tudo isso que Rudolph Valentino ainda é um dos grandes mitos e lendas da história do cinema.

c&p

Fonte: ImdbSMITHSONIANMAG.COMWikipediaThe Talking Motion Pictures, The Talkies American Studies—University of Virginia; Mental_FlossThe Internet ArchivesRudolph Valentino Society; No Strings Attached

9 comentários:

  1. fantástico foi a dança dele (Rudolph valentino com Cid Charisse com a dança e musica "Julio entra"

    ResponderExcluir
  2. Que besteira!!! Cid charrise nasceu em 1922, pesquise antes de escrever bobagens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A informação que você forneceu é super legal e muito bem vinda. Mas, por favor, não classifique como "bobagens" um pequeno erro e a troca de nomes de uma atriz.

      Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  3. Ouvi suas músicas. Uma voz linda, sensual. Amo tanto... <3

    ResponderExcluir
  4. Ele morreu há tanto tempo, mas ainda fascina as mulheres, eu sou uma delas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... rsrsrs... Ele ainda é um verdadeiro símbolo sexual.

      Excluir
  5. quem dera eu poder transar com esse homem.

    ResponderExcluir

('Trollagens' e comentários desrespeitosos e ofensivos não serão publicados):