A Mal Sucedida Campanha Sócio-Fotográfica da “New York Police”



“Você tem uma foto com um membro do Departamento de Polícia de NY? Envie-a por Twitter e use a hashtag #myNYPD. Talvez ela apareça na nossa página do Facebook”, dizia o Twitter da polícia novaiorquina nesta terça-feira.

Ontem, terça-feira, dia 22 de abril, O Departamento de Polícia da cidade de Nova York (NYPD) quis iniciar uma campanha no twitter que almejava alcançar os corações dos novaiorquinos, criar a imagem do policial “amigo”, e emanar o elo de zelo pela comunidade. Bem, o tiro saiu pela culatra.

Foi pedido aos usuários do twitter que eles enviassem fotos suas com os policiais da cidade. Mas enquanto o pedido foi atendido por alguns usuários daquela rede social que enviaram suas fotos amigáveis, a campanha foi logo sequestrada por usuários que iniciaram o envio de fotos com imagens que mostram um lado mais hostil dos policiais da cidade.

O pedido foi atendido por um certo período de tempo, e os internautas compartilharam suas fotos amigáveis, amigavelmente. E continuou assim por cerca de uma hora. Até que as imagens enviadas mudaram de tom.

Esta foto da Associated Press que mostra um homem sendo apreendido no chão por dois policiais, foi usada em vários tweets que responderam o pedido do NYPD.

As coisas, então, pioraram quando o movimento “Occupy Wall Street” também entrou na parada de registros fotográfica.


"Aqui a NYPD engaja com os membros da comunidade, mudando corações e mentes com um cacetete de cada vez".


Mas continuou recebendo tweets de todas as partes.


Um twiter respondendo a pergunta, “Você tem uma foto com um membro do Departamento de Polícia de NY? Envie-a por Twitter e use a hashtag #myNYPDdizendo, “Claro que sim”.
Uma das minhas favoritas”.


Um policial do Precinto 114 me multou por estar fazendo o mesmo
em um trem da linha N.


“Você talvez não saiba disso, mas a NYPD pode te ajudar com aquele torcicolo”.

Se há alguma lição nesta estória toda, poderíamos pensar em pelo menos duas: a primeira seria o fato de termos que ter cuidado com o quê se pede ou se pergunta nas redes sociais; e a segunda é o real fato de que o uso das redes sociais não é algo para todo mundo. No mais, o Departamento de Polícia, enviou uma nota dizendo:

“O Departamento de Polícia de Nova York está criando novas maneiras de comunicações efetivas com a comunidade. O Twitter fornece um fórum aberto e sem censura de troca e este diálogo aberto é bom para nossa cidade.

O fato que ainda transcorre hoje, prova que a população tem uma memória fotográfica muito boa.

c&p

Fonte: BBC News; BuzzfeedThe Verge; CNN





4 comentários:

  1. Imagina as fotos dos policiais brasileiros como seriam

    ResponderExcluir
  2. Assim vemos que polícia é polícia em qualquer lugar do mundo...

    ResponderExcluir
  3. Como então a policia devem tratar os marginais? Com flores? Na hora de agir, eles matam mesmo

    ResponderExcluir

('Trollagens' e comentários desrespeitosos e ofensivos não serão publicados):