O Dissidente Desconhecido


Praça Tiananmen, 4 de junho de 1989. Foto: Jeff Widener, Associated Press
Uma das fotos mais famosas do jornalismo mundial foi tirada pelo fotógrafo Jeff Widener no dia 4 de junho de 1989 durante uma grande manifestação pela democracia inciada em maio daquele ano. O ato reuniu aproximadamente um milhão de pessoas na Praça Tiananmen em Beijing, China. A foto é de um jovem com somente uma bolsa de plástico na mão consegue parar o tanque de guerra que guiava um comboio de tanques. O estudante ficou conhecido como o "homem-tanque".

Até hoje a identidade daquele jovem é desconhecida, sendo somente conhecido como “Homem do Tanque”. E, ironicamente, a cena ocorreu na Avenida da Paz Eterna.

Após os vários dias de manifestação pacífica e da atitude corajosa daquele jovem corajoso, que chegou por alguns minutos se tornar um emblema de esperança, ocorreu um dos grandes massacres de civis durante uma manifestação pública. A manifestação, bem como o massacre foi altamente coberto por jornalistas e diplomatas internacionais, fazendo tal evento resultar em várias críticas ao governo comunista chinês, incluindo críticas do governo Russo.

É interessante e triste concluir que a luta por justiça e pela democracia já aconteceu, ainda acontece, e acontecerá em diferentes partes do mundo. E é bom saber que aqueles que se agarram ao poder, já fizeram, ainda fazem, e sempre farão de tudo para impedir a participação do povo na vida política de suas nações, inclusive ferir e matar inocentes.

c&p




Nenhum comentário:

Postar um comentário

('Trollagens' e comentários desrespeitosos e ofensivos não serão publicados):