Incrível Lapso Temporal da Cidade do Rio de Janeiro em Altíssima Resolução



10328x7760 - A 10K Timelapse Demo (“10328x7760 – Uma Demo de Lapso Temporal em 10K”, traduzido literalmente). Este é o título de um vídeo demostrativo (demo) do extraordinário poder da câmera PhaseOne IQ180 com alta resolução de 80-megapíxeis.

O vídeo foi feito pelo fotógrafo Joe Capra e foi gravado em uma resolução de 10K. Isso é muito, já que hoje a mais alta resolução mais usada é a de 1080, e poucos usam a de 4K—mesmo que a resolução de 8K já esteja supostamente a caminho de se tornar padrão nos monitores de computador.

Mas como Robbie Gonzalez do site io9 pergunta, “Que interesse alguém poderia ter em um vídeo gravado em uma resolução tão excessiva?” E ele responde: “Zoomabilidade é o interesse.”

Veja abaixo.




Cada imagem fixa no vídeo de Capra é composta de centenas de imagens de 80 megapíxeis. (Píxel é o menor ponto de uma imagem digital.) Assim, cada quadro individual mede 10328x7760 píxeis. Cada um deles é apresentado em três níveis de Zoom: 14% (1,920 por 1,080, resolução máxima do site Vimeo), 50%, e resolução total.

Isso nos remete àquelas cenas de análise de imagens nos filmes de ficção científica onde se pode escolher um pequeno ponto, zoomar (fazer um zoom), e ter uma imagem nítida de um bem pequeno detalhe daquele grande quadro. Agora tal possibilidade parece já fazer parte da nossa realidade.

Bem, uma realidade que ainda é para poucos. Como E.D.W. Lynch do site Laughing Squid esclarece, “a câmera IQ180 (câmera e lentes) custa quase o mesmo que um bem equipada BMW série 3”.

Joe Capra tem um outro vídeo formidável feito no Brasil gravado em 8K, e que muito embora tenha o título “Rio” contém imagens lindas de Foz de Iguaçu. Clique aqui para assistí-lo. Para ver mais trabalhos de Joe, clique aqui.

c&p

Fonte: Laughing Squid; io9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

('Trollagens' e comentários desrespeitosos e ofensivos não serão publicados):